Dicas



- Os cuidados que dedicamos ao nosso vestuário devem ser diários e devem englobar todo o processo de lavagem, secagem e de engomar.

- De certeza, que já comprou roupa mais barata a saber que talvez essa peça não durasse tanto tempo… mas se seguir as dicas apresentadas neste post pode prolongas a vida da sua roupa.
- Evite passar perfumes e desodorizantes directamente nas roupas. As substâncias presentes nestes produtos costumam manchar e até prejudicar alguns tipos de tecidos.
- É essencial que saiba o significado dos símbolos apresentados nas etiquetas e seguir as instruções dos mesmos à risca. (Conheça os Símbolos da Sua Roupa)

- Não deixe a roupa suja mito tempo no cesto.
- Nas primeiras lavagens a peça pode soltar tinta, portanto, é recomendável lavar a peça separadamente.
- Não tente tratar de nódoas difíceis, leve a peça à lavandaria o mais depressa possível.
- Na hora da lavagem, certifique-se que esvaziou os bolsos, desapertou todos os botões, desenrolou as mangas, levantou as golas e colarinhos da roupa.
- As malhas devem ser secas sobre uma toalha, pousada numa superfície plana, longe da luz solar directa e de aquecedores.
- As temperaturas de lavagem muito elevadas desgastam o tecido e as cores. Se for possível lave a roupa com água fria.
- A lixívia desgasta as fibras dos tecidos, prefira antes produtos branqueadores.
- Hoje em dia já existe à disposição uma variedade muito grande de detergentes para vários tipos de roupa. Opte por detergentes para roupa suja se for o caso, escolha detergentes neutros para tecidos delicados, amaciador principalmente para as lãs, etc…
- Detergente em excesso pode provocar nódoas na roupa.

- Dissolver completamente o sabão em pó ou detergente na máquina antes de introduzir a roupa.
- Não encha muito a máquina de lavar roupa.
- A roupa de cor não deve ser estendida ao sol ou exposta a ventos muito fortes, devido ao possível desbotamento das cores.
- Não deixe a roupa de molho.
- Para lavar, secar e passar a ferro vire sempre a roupa do avesso.
- Não torça a roupa. Pressione-a com suavidade.
- Uma solução para lavar roupas que soltam malha felpuda, é lavá-las dentro de uma fronha, para que as outras roupas não fiquem com pêlo agarrado ou lavá-las separadamente.
- Se a roupa for seca num estendal dentro de casa, deve existir uma corrente de ar.
- A maneira mais indicada para secar a roupa é na sombra e em local arejado.

- Tenha cuidado com a chuva, a água estraga o material deixando manchas, se molhar o melhor é deixar secar num ambiente natural.
- Separe a roupa conforme as instruções relativamente à temperatura.
- Deve começar por passar a ferro as peças que exigem uma temperatura mais baixa primeiro, aumentando gradualmente a temperatura.
- Não utilizar ferro de passar directamente sobre peças como preto, marinho e vermelho, pois poderá deixar marca de brilho. Utilizar um pano de algodão bem fino sobre a peça.
- A engomagem é facilitada se a roupa estiver ligeiramente húmida.
- Antes de guardar o ferro, ou seja antes que arrefeça, prepare-o para a próxima utilização, eliminando qualquer sujidade da sua base com recurso a um pano húmido.
- Para melhor conservar a tonalidade da cor é aconselhável guardar a sua roupa num local isento de luz.
- A melhor maneira para se retirar os borbotos que se formam nas malhas de lã, é enrolar uma fita autocolante na mão e nos dedos com o lado colante para fora. Passar diversas vezes sobre a malha até que pareça nova.